Baile da Pesada com Big Boy e Ademir

big-boy-original-funk-brasil-300x283

Baile da Pesada com Big Boy e Ademir

Este já é da pegada Original e não menos importante que o “Le Bateau”, se liga ae!

Baile da Pesada com Big Boy e Ademir

Bem, esta lendária e conhecida expressão, bem como, uma série de hábitos e estilos, predominantes no atual meio musical, foram criados pelo maior fenômeno do rádio brasileiro de todos os tempos, cujo trabalho serviu de alusão obrigatória para toda uma geração de Djs, locutores e comunicadores.

Você sabe de quem eu estou falando ? Não sabe ? Estou me referindo ao eterno ídolo do mundo dos bailes, ao memorável BIG BOY.

Formado em Geografia e acumulando inúmeras funções na área de jornalismo, comunicação e produção, NEWTON ALVARENGA DUARTE jamais teria imaginado que o seu verdadeiro dom estivesse voltado para o mundo alucinante dos grande bailes. Ele foi o primeiro a quebrar a regra das locuções rígidas e sisudas. Com o estilo de locução bem acelerado e, digamos assim, “meio adoidado”, BIG BOY levava ao delírio os inúmeros ouvintes da Rádio Mundial AM-RJ, com o três programas que ele tinha: CAVERN CLUB, BIG BOY SHOW e RÍTMOS DE BOITE.

O CAVERN CLUB era um programa voltado exclusivamente para o som romântico dos meninos de Liverpool. O material que BIG BOY tinha a respeito dos BEATLES era fabuloso.

O programa RITMOS DE BOITE era o mais famoso. No horário das 18 às 19 ele descarregava os grandes sucessos da época, com incontáveis lançamentos e anunciava a agenda dos grandes bailes nos finais de semana. Foi ele quem descobriu, juntamente com o seu companheiro ADEMIR LEMOS, os bailes de subúrbio, ou seja, os lendários BAILES DA PESADA, uma verdadeira epidemia que tomou conta todo o Rio de Janeiro, tendo como ponto de partida a casa CANECÃO. Ele inovou, nas equipes de som, a utilização das primeiras cápsulas magnéticas, com agulha diamante, substituindo as chamadas “cápsulas de cerâmicas” (lembra ?), cujas agulhas eram, literalmente, verdadeiros pregos.

BIG BOY era figura indispensável nos grandes bailes que se realizavam ao longo dos anos 70, onde mais de quatrocentas equipes de som, sem exagero, disputavam a preferência de milhares de jovens. BIG BOY possuía um equipamento de som, cujas caixas acústicas, se minha memória não falha, (eu as vi num baile no Mackensie – Méier – RJ, em 1976) tinham, como característica marcante, figuras de cartas de baralho pintadas nas telas dos alto-falantes, em tinta fluorescente, que sob o efeito da luz negra apresentava um belíssimo visual. Um dos estilos musicais predominantes na época, dentre outros, era o SOUL MUSIC, cuja divulgação e fortalecimento deste gênero foi encabeçado por BIG BOY, que nunca deixava de lançar os recentes sucessos e raridades do rei do soul, JAMES BROW. Importante registrar que JAMES BROWN foi lançado, aqui no Brasil, por BIG BOY. Ele possuía uma discoteca invejável e assombrosa, composta por cerca de 40 mil discos, número este que eu pude apurar ao longo da feitura desta matéria, obtendo informações de amigos e profissionais que tiveram a oportunidade de trabalhar com ele. Os hits BLACK CAESAR de James Brown (Polydor) e SHOW ME WHAT YOU GOT do Exile (ATCO), foram lançado por BIG BOY. Os lendários BAILES DA PESADA eram verdadeiros confrontos de equipes, onde cada equipamento se desdobrava para mostrar ao público as novidades do SOUL MUSIC, bem como, os grandes cobras do movimento (Djs). Quem não se lembra da BLACK POWER (Paulão), VIPS (Pucheta), PETRU´S (Petrúcio) (detalhe: a equipe PETRU´S quando se apresentava para os bailes dos cocotas usava o nome THE HOUSE OF ROCK, até porque, o forte desse equipamento era o SOUL, realizando bailes na baixada fluminense), UMA MENTE NUMA BOA, LUIZINHO DISC JOCKEY SOUL (O dj da época era CORELO), TROPA BAGUNÇA, SOUL CHILDREN, DYNAMIC SOUL, BOOT POWER e SOLID STATE ? Certamente, equipes e profissionais inesquecíveis, marcas registradas de toda uma geração.

BIG BOY criou uma séria de modismos e comportamentos: sapato na época chamava-se pisante, dentre outros costumes. Uma das características principais dos freqüentadores dos bailes da pesada eram as seguintes: cabelos no estilo black power, óculos escuros, gravata borboleta, bengala, calça boquinha de sino e o tão comentado sapato CAVALO DE AÇO, lembra ? Um dia desses, consultando os meus arquivos, encontrei um panfleto onde tinha uma foto do ROMULO COSTA (Furacão 2000), ainda bem novinho, sem barba, usando cabelo black power e calça boca de sino. Nesse panfleto anunciava-se mais um super encontro de potências do SOUL MUSIC. Como sempre, BIG BOY era a atração principal. Pesando aproximadamente 100 quilos, apresentando problemas de asma, BIG BOY não se deixava desanimar quando realizava as suas apresentações nos diversos clubes do Rio de Janeiro e em outros pontos do Brasil. Um evento que merece registro foi o realizado no dia 19 de junho de 1977 (pouco antes de sua morte), no G.R.E.S. IMPÉRIO SERRANO, onde a 3ª Caravana do SOUL MUSIC reunia TONY TORNADO, SOUL GRAND PRIX (Curt Som foi o 1º nome), DYNAMIC SOUL, BOOT POWER, ADEMIR LEMOS e MONSIEUR LIMÁ. Nesse evento BIG BOY lançava no Brasil o filme WATTSTAX, inclusive vídeo inéditos de JAMES BROWN, MARVA WITHNEY e BARRY WHITE.

Foi BIG BOY quem lançou o filme MONTE REI POP, no Cine Ópera, em Botafogo, na sessão da meia-noite. Segundo informações, este foi um dos últimos eventos realizados por BIG BOY. Em 1977, com 33 anos, BIG BOY falecia num quarto de hotel, em São Paulo. Não há notícias que confirmem o que realmente aconteceu. Uns dizem que ele não suportou um terceiro enfarte, outros alegam que o seu problema de asma teria se agravado, resultando numa asfixia. Infelizmente o sucesso acabou cedo demais.

Não resta a menor dúvida de que BIG BOY foi o início dos verdadeiros bailes do Brasil.

Matéria publicada na REVISTA DJ SOUND em agosto/1991 por Humberto DJ (colaborador).

Big Boy

bigboy-300x225

Que imagem rara ! Ademir Lemos (e) e BIG BOY, no auge dos Bailes da Pesada.

Baile da Pesada com Big Boy e Ademir
LADO A

1)Chicken Strut-The Meters
2)Let’s Haven Some Fun-Mod Singersl Mod Lads
3)Let The Music Take Your Minds-Kool & The Gang
4)Kangaroo I-Kangaroo II- Abrahan And The Casanovas

LADO B

1)I’ll Keep It With Mine-Great Jones
2)Answer Man-Canada Goose
3)Tomorrow Today Will Bw Yesterday-The Happnings
4)Feed Me-The Kingsmen
5)Timothy-The Budys

Link Original

Share

8 Responses to Baile da Pesada com Big Boy e Ademir

  1. gustavinho disse:

    PRA VC VER COMO ERA BOM OS ANOS70 .

    BEIJOS DO PAPAI.

  2. vannia Takahashi disse:

    Frequentadora assídua dos Bailes da Pesada,sinto falta desses tempos .. sinto falta do Big tb.

  3. Sylvio Muller disse:

    ola amigo
    to tentando baixar o baile da pesada pois vou fazer um especial com o Big Boy , se vc puder colocar outro link eu agradeço pois esse acho que expirou ok

    muito grato

    parabens pelo blog

    good vibessssssss

  4. Marcelo Marcolino disse:

    Bela iniciativa!
    Bem que vocês poderiam disponibilizar outros discos e o “Baile da Cueca” também.
    Abs.

  5. Paulinho JDS disse:

    Nessa coletanea esta faltando o seguinte som: Canada Goose – Answer Man.

    Quem quiser pode pegar aqui:

    http://www.4shared.com/mp3/X32DQKA0/Canada_Goose_-_Answer_Man__45_.html

  6. J Carlos ex- equipe Taurus disse:

    Frequentei muito os bailes da pesada, e neste do Evento do Império Serrano eu estava lá, foi o melhor encontro de equipes de som que eu já vi.
    Saudade deste tempo e dos amigos que já se foram.

    J Carlos

  7. OMAR BUERES disse:

    Retrato de uma época. Impossível retroceder mentalmente aos anos 70 sem conseguir lembrar do Big Boy, ironicamente tão baixinho, mas gigantesco em seu talento e que tão precocemente desapareceu. Onde quer que esteja, com certeza, nas noites de sábado, anima os bailes. Descanse em paz. Viveu pouco, mas muito intensamente, de jeito que quis.

  8. Fhenso Funk Music disse:

    Gênio… remete a saudade de um tempo que não volta mais!!!

    Valeu o coment.

    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>